A implantação do sistema que permite obter Nada Consta (certidão negativa), diretamente, no portal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo provocou uma redução de 70% nas solicitações de emissão impressa nos balcões das Contadorias do Fórum de Vitória. O resultado positivo foi apresentado nesta quinta-feira (15) à Presidência pelo contador titular da 1ª Contadoria do Fórum de Vitória.

Quando do lançamento do programa, em 16 de janeiro deste ano, o presidente do TJ, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, estabeleceu a meta de alcançar 100% de emissões online, incentivando a população a buscar a facilidade desse serviço.

“Com o atendimento desta demanda a população pode obter a certidão no conforto do seu lar, sem ter que ir a uma comarca de Vitória, além disso, conseguimos diminuir o enorme gasto de papel e tinta, o número de horas de servidores voltados para este tipo de trabalho e o tumulto nos balcões”, explicou Marcelo Albuquerque.

O serviço é gratuito e está disponível na página do Tribunal de Justiça http://www.tjes.jus.br com informações relacionadas a processos de natureza cível, criminal, falência e recuperação judicial, família, auditoria militar e execuções fiscais.

Para realizar a pesquisa, o cidadão deverá informar dados pessoais para que o documento, baseado nos parâmetros desejados, seja confeccionado. Em caso de impedimento de fornecimento de certidão Nada Consta, o sistema exibirá uma mensagem ao usuário, que deverá procurar o Cartório de Distribuição da sua comarca.

As certidões terão validade de 30 dias e poderão ter sua autenticidade confirmada utilizando o número que será disponibilizado no próprio documento.

A base de dados para fornecimento das Certidão de Distribuição de Processos é formado pelo Sistema de Gerenciamento Processual do Poder Judiciário de 1ª Instância (E-Jud) e Sistema de Execução Penal – SIEP.

 Segue o link para fazer a retirada da certidão:

Certidão Negativa

 

Assessoria de Comunicação do TJES

Retirado em 19/03/2012 de TJ/ES